ALMEIDA, B.
Gestão de tecnologias na escola, Gestão
escolar e tecnologia. Disponível em: http://moodle.mec.gov.br/unb/file.php/8/Professor_Pedro/_Texto_6_Almeida_Beth_-Gesta_o_de_tecnologias_na_escola.pdf. 2002
Resumo
O
autor faz um pequeno histórico do objetivo primordial das TIC, como apenas
administrativa e que evoluiu até chegar a sala de aula interligado aos
conteúdos trabalhados. Além disso destaca a possibilidade de seu uso com a criação
de comunidades colaborativas, com um olhar positivo, ressaltando a melhora na
comunicação entre a comunidade escolar. Pontua a necessidade de uma formação
continuada dos profissionais da educação, citando como exemplo o curso
oferecido pelo ProInfo em parcerias com algumas universidades, que visa o
aperfeiçoamento e capacitação de diretores e coordenadores, de forma semipresencial,
favorecendo tanto seu conhecimento de como lidar com a tecnologia, como seu uso
prático na resolução de problemas na escola por meio das TIC.
2) Citações principais do
texto:
“(...)
o uso das tecnologias de informação e comunicação - TIC na escola,
principalmente com o acesso à Internet (2), contribui para expandir o acesso à
informação atualizada e, principalmente, para promover a criação de comunidades
colaborativas que privilegiam a comunicação; permitem estabelecer novas
relações com o saber que ultrapassam os limites dos materiais instrucionais
tradicionais e rompem com os muros da escola, articulando-os com outros espaços
produtores do conhecimento, o que poderá resultar em mudanças substanciais em
seu interior.” (p.1)
“O fator primordial para a
criação de comunidades e culturas colaborativas de aprendizagem, intercâmbio e
colaboração é a qualidade da interação, quer presencial ou a distância, cuja
criação poderá viabilizar-se a partir da formação continuada e em serviço do
educador.” (p.2)
“(...) As mudanças se
estendem aos diferentes aspectos envolvidos com a gestão do espaço e do tempo
escolar, com a esfera administrativa e pedagógica. Daí a importância da
formação de todos os profissionais que atuam na escola, fortalecendo o papel da
direção na gestão das TIC e na busca de condições para o seu uso no processo de
ensino e de aprendizagem.”(p.4)
“Em um ambiente virtual de
aprendizagem, cada pessoa tem a oportunidade de percorrer distintos caminhos,
os nós e as conexões existentes entre informações, textos e imagens; criar
novas conexões, ligar contextos, mídias e recursos. Cada nó representa um
espaço de referência e interação que pode ser visitado, explorado, trabalhado,
não caracterizando local de visita obrigatória.”(p.6)
“O uso das TIC na gestão
escolar permite: registrar e atualizar instantaneamente a sua documentação;
criar um sistema de acompanhamento e participação da comunidade interna e
externa à escola por meio de ambientes virtuais; definir metodologias de
avaliação adequadas e compatíveis com critérios democráticos e participativos;
trocar informações e experiências com a comunidade, identificando talentos e
potencialidades que possam contribuir com a evolução conjunta de problemáticas
tanto da escola como da comunidade; discutir e tomar decisões compartilhadas.”
(p.7)
3) Comentários (parecer e
crítica):
Ambientes virtuais, também chamados
redes colaborativas de aprendizagem, ajudam aos participantes a trocar
experiências, informações, entender problemas e procurar meios para enfrentá-los.
Mas para que isso funcione é essencial que os profissionais de educação tenham
formação e conhecimento sobre como usar as tecnologias da informação e
comunicação.
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