domingo, 7 de julho de 2013

Fichamento texto 6

ALMEIDA, B. Gestão de tecnologias na escola, Gestão escolar e tecnologia. Disponível em:  http://moodle.mec.gov.br/unb/file.php/8/Professor_Pedro/_Texto_6_Almeida_Beth_-Gesta_o_de_tecnologias_na_escola.pdf. 2002

Resumo
O autor faz um pequeno histórico do objetivo primordial das TIC, como apenas administrativa e que evoluiu até chegar a sala de aula interligado aos conteúdos trabalhados. Além disso destaca a possibilidade de seu uso com a criação de comunidades colaborativas, com um olhar positivo, ressaltando a melhora na comunicação entre a comunidade escolar. Pontua a necessidade de uma formação continuada dos profissionais da educação, citando como exemplo o curso oferecido pelo ProInfo em parcerias com algumas universidades, que visa o aperfeiçoamento e capacitação de diretores e coordenadores, de forma semipresencial, favorecendo tanto seu conhecimento de como lidar com a tecnologia, como seu uso prático na resolução de problemas na escola por meio das TIC.

2) Citações principais do texto:

“(...) o uso das tecnologias de informação e comunicação - TIC na escola, principalmente com o acesso à Internet (2), contribui para expandir o acesso à informação atualizada e, principalmente, para promover a criação de comunidades colaborativas que privilegiam a comunicação; permitem estabelecer novas relações com o saber que ultrapassam os limites dos materiais instrucionais tradicionais e rompem com os muros da escola, articulando-os com outros espaços produtores do conhecimento, o que poderá resultar em mudanças substanciais em seu interior.” (p.1)

“O fator primordial para a criação de comunidades e culturas colaborativas de aprendizagem, intercâmbio e colaboração é a qualidade da interação, quer presencial ou a distância, cuja criação poderá viabilizar-se a partir da formação continuada e em serviço do educador.” (p.2)
“(...) As mudanças se estendem aos diferentes aspectos envolvidos com a gestão do espaço e do tempo escolar, com a esfera administrativa e pedagógica. Daí a importância da formação de todos os profissionais que atuam na escola, fortalecendo o papel da direção na gestão das TIC e na busca de condições para o seu uso no processo de ensino e de aprendizagem.”(p.4)

“Em um ambiente virtual de aprendizagem, cada pessoa tem a oportunidade de percorrer distintos caminhos, os nós e as conexões existentes entre informações, textos e imagens; criar novas conexões, ligar contextos, mídias e recursos. Cada nó representa um espaço de referência e interação que pode ser visitado, explorado, trabalhado, não caracterizando local de visita obrigatória.”(p.6)

“O uso das TIC na gestão escolar permite: registrar e atualizar instantaneamente a sua documentação; criar um sistema de acompanhamento e participação da comunidade interna e externa à escola por meio de ambientes virtuais; definir metodologias de avaliação adequadas e compatíveis com critérios democráticos e participativos; trocar informações e experiências com a comunidade, identificando talentos e potencialidades que possam contribuir com a evolução conjunta de problemáticas tanto da escola como da comunidade; discutir e tomar decisões compartilhadas.” (p.7)

3) Comentários (parecer e crítica):

Ambientes virtuais, também chamados redes colaborativas de aprendizagem, ajudam aos participantes a trocar experiências, informações, entender problemas e procurar meios para enfrentá-los. Mas para que isso funcione é essencial que os profissionais de educação tenham formação e conhecimento sobre como usar as tecnologias da informação e comunicação.